Mortes de enfermeiros despencam 71% após vacinação contra Covid-19

Mortes de enfermeiros despencam 71% após vacinação contra  Covid-19

Após o início da campanha de vacinação da Covid-19, o Brasil registrou 71% de redução no número de mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em decorrência do coronavírus.

O levantamento é do Observatório da Enfermagem, realizado em abril, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e publicado pela Folha de S.Paulo.

De acordo com a entidade, o índice de óbitos teve uma queda significativa após a alta associada à segunda onda da pandemia. Essa melhora se deu porque os profissionais fazem parte dos grupos prioritários para receber o imunizante.

Anteriormente, em março passado, os óbitos na classe totalizaram 83. Enquanto isso, em abril, o número caiu para 24. Ou seja, uma redução de 71%.

Essa baixa seguiu o caminho contrário das mortes registradas na população geral. Afinal, o mês anterior foi o mais letal da pandemia no Brasil, que culminou em 82.401 vítimas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o Cofen, a diminuição dos óbitos pode estar associada a diversos fatores, no entanto, o principal deles é a imunização da classe dos trabalhadores da área da saúde.

O coordenador do comitê de crise da Covid-19 do Cofen, Walkirio Costa Almeida, alerta que embora tenha ocorrido essa redução, “as equipes continuam sobrecarregadas, em especial com o advento da segunda onda, que foi mais agressiva”.

Ele destaca, ainda, que o maior acesso a equipamentos de proteção e o maior conhecimento dos protocolos para o combate ao vírus também são fatores que podem ter contribuído para a redução.

Mortes por região

O estudo aponta que o Sudeste do País foi o local que apresentou a menor taxa de morte dos profissionais de enfermagem. A região teve apenas 1 óbito pela doença. Em seguida, o Nordeste teve 3, o Centro-Oeste 5. O Norte e Sudeste apresentaram os piores cenários, com 7 e 8 óbitos, respectivamente.

No total, até o momento, a Covid-19 já matou 775 profissionais de Enfermagem no Brasil. Destes, 523 foram mulheres, ou seja, 67,48% das vítimas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Enfermagem Clínica, Coronavírus, covid-19

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

Telefones:

    • 0800 003 7744

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas