‘Enfermeira por um dia’: adolescente com paralisia cerebral realiza sonho

‘Enfermeira por um dia’: adolescente com paralisia cerebral realiza sonho

Conhecida por ser a ‘menina sorridente e carinhosa’ no centro cirúrgico, Ana Clara Santana Batista, de 13 anos, teve o sonho de ser enfermeira realizado por profissionais da saúde de um hospital de Campo Grande (MS), revelou o G1.

Para realizar o desejo de Ana, as enfermeiras a presentearam com uma touca rosa, além de luvas, máscara e avental descartável com a identificação de enfermeira. O gesto foi divulgado na sexta-feira (13/11), data em que é celebrado o Dia da Gentileza. Rubia Maria Nascimento Santana, mãe da adolescente diz que ela sempre gostou de ‘brincar de enfermeira’.

“Ana sempre quer o uniforme das meninas e diz que vai trabalhar, pois falamos que os enfermeiros estão ali para ajudar o próximo, e ao ouvir isso ela sempre quer ajudar. Achamos o máximo esse ato, são anjos do bem, pois trabalhar em hospital não é fácil e parar um pouquinho de seu tempo para dar atenção ao paciente que queria estar com elas é incrível. Ana Clara ficou radiante, somos muito gratos”, comentou a mãe.

Rubia contou ao G1 que a adolescente nasceu com 28 semanas de vida e foi diagnosticada com paralisia cerebral, o que a faz ser internada com frequência e é neste ambiente que ela comenta sempre o desejo em ser enfermeira. A menina também possui vários parentes que atuam na área da saúde, fazendo com que admire ainda mais a profissão, segundo a mãe.

Em 28 de outubro, após o tratamento de aplicação de botox, que auxilia na melhora de dores durante a fisioterapia, a mãe revelou que Ana acordou da anestesia e começou a conversar com a técnica de enfermagem Aline Ramos da Costa. A profissional então chamou as colegas de trabalho e, juntas, decidiram proporcionar o momento especial para a menina.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Ela ficou muito feliz e linda também, pois tudo combinava. No dia queria beijar todas as enfermeiras. Minha filha é muito carinhosa e gosta de estar com as pessoas, quando realizaram esse pedido foi uma felicidade. Isso pode ser simples para uns, mas sabemos a importância que teve pra ela. Quando as enfermeiras pediram para tirar fotos também foi incrível”, afirmou Rubia ao G1.

Aline Ramos falou que foi muito marcante para a equipe proporcionar esse momento para a Ana Clara. “Às vezes olhamos para o lado e vemos que reclamamos de coisas tão pequenas, e quando vejo Ana se esforçando tanto, sendo sempre sorridente, isso me motiva cada vez mais a querer ter essa empatia, esse amor, de saber que esse meu paciente é o amor de alguém. Uma gentileza gera uma gentileza”, frisou.

Com a intenção de inspirar as pessoas a criarem um mundo mais gentil, o Dia da Gentileza surgiu em 1996, durante uma conferência em Tóquio, no Japão, que reuniu grupos que propagavam o conceito. A partir dos anos 2000 o movimento avançou pelo mundo.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas