Confira o resultado das eleições no Sistema Cofen/Coren

Confira o resultado das eleições no Sistema Cofen/Coren

Neste domingo (8/11) foram realizadas simultaneamente eleições em 25 Estados e no Distrito Federal do Sistema Conselho Federal (Cofen) e Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). Não houve votação apenas em Tocantins, uma vez que, por decisão judicial, as eleições nesse Estado ocorreram em 2019.

Hoje (9/11), pouco tempo depois de encerrada a votação, foram divulgados os resultados das chapas vencedoras em todos os Estados em que houve eleição (veja abaixo). Contudo, os sites do Cofen e de vários Coren estão fora ar desde ontem.

Isso porque, segundo o Coren-MG, devido a uma onda de ataques hackers aos órgãos públicos federais, o Cofen e muitos conselhos regionais optaram por retirar os seus sites do ar durante o período das eleições. A previsão é de que ao longo do dia o acesso voltará ao normal.

Na soma total de votos dos Estados e do Distrito Federal, foram contabilizados 719.694 votos. O Estado que teve maior votação foi São Paulo, com 209.237 votos computados. O menor foi Roraima, com 1.070 votos.

A votação ocorreu pela internet ao longo de 24 horas (das 8h do dia 8/11 até às 8h de hoje), em horário local da capital do Estado do respectivo Coren do eleitor. Cada eleitor teve de acessar o site eleitoral (www.votaenfermagem.org.br) e obter uma senha de votação. Segundo o Cofen, a senha gerada para cada eleitor foi única, ou seja, nenhum outro eleitor receberia a mesma senha. Ela foi armazenada e criptografada na infraestrutura que hospedou o sistema de votação, e somente pôde ser utilizada uma única vez para votar.

Enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o Brasil, devidamente adimplentes com suas obrigações estatutárias, inclusive os remidos, puderam eleger os seus representantes. O eleitor votou apenas em uma das chapas registradas conforme sua categoria, e não no candidato.

Como o voto era obrigatório, o profissional que não votou receberá multa no valor de uma anuidade da categoria, caso não justifique, conforme preceitua o Art. 12 da Lei 5.905/73. Ele tem até 60 dias após a eleição para justificar não ter votado pelo mesmo site usado para votação. Após este prazo, poderá justificar junto ao seu Coren.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O gerente de enfermagem do Samu de Belo Horizonte (MG) e coordenador técnico do curso de pós-graduação em Enfermagem do PGE, Daniel dos Santos Fernandes, destacou a importância do voto para a categoria. “Ao não participar do processo do pleito você é representado por pessoas que não tem os mesmos valores que os seus. E a enfermagem que você acredita não vai ser aquela que estará sendo praticada pelo órgão que representa a sua profissão”.

Fernandes lembra que o papel dos conselhos de enfermagem é normatizar a prática da enfermagem no Brasil, ou seja, traçar diretrizes, normas regulamentadoras para a prática profissional. “O conselho vai dizer o que é competência ética, técnica e científica do profissional de enfermagem nos diferentes níveis de formação – enfermeiro, técnico e auxiliar. Quando esses profissionais escolhem quem vão ser os representantes do Cofen/Coren eles escolhem quem estará à frente do desenvolvimento dessas normativas”, diz.

Segundo ele, são as pessoas que vão comandar a rotina do conselho, como organizar o processo de fiscalização, indicar onde serão alocados os recursos para a realização da fiscalização e principalmente “agir de forma a prevenir problemas e não apenas de forma curativa, fiscalizadora”.

Para conferir as chapas eleitas nos 25 Estados e no Distrito Federal acesse este link.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

COFEN, Enfermeira, Coren

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas