A importância do enfermeiro professor no contexto do SUS

A importância do enfermeiro professor no contexto do SUS

Enfermeiros professores trazem uma contribuição muito grande na formação dos futuros profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, na data de hoje (15/10), em que é comemorado o Dia do Professor, é importante celebrar e homenagear esses profissionais que tanto fazem pela saúde da população.

Para o professor do PGE - Instituto Enfermagem de Valor e enfermeiro especialista em emergência e terapia intensiva, Daniel dos Santos Fernandes, a contribuição desses profissionais é fundamental: “A enfermagem representa hoje 75% da mão de obra do SUS. Ela está inserida em todos os processos de trabalho desse setor. Por isso, os professores enfermeiros têm a dinâmica, a flexibilidade e o conhecimento técnico e científico para contribuir com a formação desses profissionais de forma mais assertiva".

Pandemia evidência necessidade

Sem dúvida, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) evidenciou como os profissionais de enfermagem são absolutamente necessários no âmbito da saúde pública. Ao mesmo tempo em que o Brasil teve hospitais lotados, também houve falta de enfermeiros especializados com nível superior.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, os professores enfermeiros são peças fundamentais para a mudança dessa realidade, já que esses docentes são os verdadeiros responsáveis por essa transformação social que poderá gerar impactos muito positivos no SUS e na saúde da população em geral.

Para os professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), o conhecimento de docentes enfermeiros pode proporcionar transformações satisfatórias na saúde pública. “A experiência de formação do professor enfermeiro tem repercussões positivas no cuidado à saúde da população brasileira, pois, o enfermeiro licenciado, além de ser professor na modalidade de educação profissional técnica de nível médio (EPTNM), tem base adequada para atuar no cuidado individual, coletivo e na gestão do cuidado e dos serviços de saúde”, destacam os multiplicadores, em matéria publicada no portal da USP.

Enfermeiros educadores sanitários

Apesar de muita gente não ter conhecimento, a educação sanitária também é fundamental para sensibilizar e orientar os pacientes do SUS. Nesse sentido, vale lembrar que, muitas vezes, enfermeiros que exercem esse papel.

Em recente entrevista ao portal da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), a enfermeira e educadora sanitária, Amanda Soares, falou sobre o importante papel que os profissionais educadores sanitários desenvolvem em território nacional.

“Nos caminhos da constituição da saúde pública no Brasil, o educador sanitário é aquele que produz intercessões com a população, divulgando informações sobre diferentes aspectos implicados com os processos de saúde e doença”, explicou ela.

Para completar, Amanda ressalta: “Desde a criação da figura do educador sanitário muitas discussões são realizadas, agora não mais centralizadas em uma figura exclusiva de educador, mas atribuindo aos profissionais de saúde, em geral, a potência de produzir processos educativos na saúde, com ênfase na bela e potente intensificação dos modos de ser e viver das pessoas”, finaliza.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Profissão Enfermagem, Carreira Enfermagem, SUS

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas