Contratação de enfermeiros cresce mais de 50% na pandemia

Contratação de enfermeiros cresce mais de 50% na pandemia

De acordo com levantamento da plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior Quero Bolsa, a contratação de enfermeiros teve alta de 50,73% nos seis primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Salários também tiveram leve alta. As informações foram reveladas pela revista Ensino Superior.

Ainda segundo o mesmo estudo, o saldo entre admissões e demissões, que reflete a criação efetiva de novos postos de trabalho, nos seis primeiros meses do ano, foi 155,3% maior em comparação a 2019. Os números foram levantados pelo Quero Bolsa, tendo como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a pesquisa, nos seis primeiros meses de 2019, foram contratados 24.743 enfermeiros e demitidos outros 18.561, com um saldo de 6.182. Já no mesmo período de 2020, esses números subiram para 37.296 contratações, 21.513 demissões e saldo de 15.783 postos de trabalho criados.

Além disso, o salário também aumentou um pouco. Em 2019, as contratações tiveram remuneração média de R$ 3.311,88, enquanto, neste ano, esse valor subiu para R$ 3.452,91, alta de 4,3%, ficando acima da inflação, que entre junho do ano passado e junho de 2020 atingiu 2,14%, segundo o IPCA.

Interior paulista registra aumento nas contratações

No Vale do Paraíba, a contratação de enfermeiros cresceu 33,1% nos seis primeiros meses de 2020, em comparação com igual período do ano passado, revelou a TV Vanguarda/Globo. Entre janeiro e junho de 2020, foram contratados na região 454 profissionais; na mesma época de 2019, 341 enfermeiros foram contratados.

Somente na Santa Casa de São José dos Campos (SP), foram contratados oito enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem. “Não sabemos como será o pós-pandemia, mas temos a esperança de continuar com esses profissionais, porque eles foram desenvolvidos aqui”, afirmou à TV Vanguarda a gerente assistencial do hospital, Lucimara Aparecida da Silva.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A procura pelo curso de Enfermagem também cresceu na pandemia, como revelou à TV a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Ivany Machado Baptista. “Nós tivemos um aumento grande na pandemia, tanto em novos alunos diretos como por meio da transferência de outras instituições, inclusive de outras regiões que vêm em busca de novas oportunidades. Muitos têm formação técnica e querem se graduar de forma a ganhar espaço no mercado de trabalho”.  

O número de registros de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem cresceu 40,3% em Araraquara (SP) durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento é maior que a média estadual, que foi de 32,64%, segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) divulgados pelo G1.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas