Enfermeiros marcham na pandemia por aumento salarial

Enfermeiros marcham na pandemia por aumento salarial

Um número estimado em 500 enfermeiros (foto: crédito Ronaldo Shemidt/AFP), além de muitos instrumentistas cirúrgicos, marcharam pelo centro de Buenos Aires, na Argentina, na quinta-feira (01/10), para reivindicar aumentos de seus respectivos salários, além de  reconhecimento profissional e melhorias nas condições de trabalho em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo matéria divulgada por meio do UOL.

Com equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, por exemplo, os enfermeiros também repudiaram a repressão policial que um grupo de colegas sofreu, há alguns dias, quando tentou apresentar uma petição com os pontos da reivindicação à Assembleia Legislativa da capital. De acordo com a imprensa argentina, três profissionais de enfermagem foram espancadas.

"A pandemia só piorou as coisas. Já trabalhávamos mal, há muito tempo com a precariedade do emprego, essa pandemia mostrou a sujeira do sistema público de saúde da cidade", declarou a enfermeira Vanesa Fernández, segundo o UOL.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ela relatou ainda que os equipamentos e produtos que a administração municipal fornece para que os profissionais possam se proteger do novo vírus é insuficiente e de qualidade ruim.

Outra reivindicação dos manifestantes está relacionada ao fato de que os enfermeiros e instrumentistas cirúrgicos querem ser incluídos na lei de carreira profissional, desenvolvida pela administração de Buenos Aires, pois, esses profissionais foram excluídos há dois anos sob a justificativa de serem classificados como pessoal administrativo.

Situação da pandemia

Com estimativa de 44 milhões de habitantes, que estão em isolamento social desde 20 de março deste ano, a Argentina registra cerca de 751 mil casos do novo coronavírus com algo em torno de 20 mil mortes e de 600 mil recuperados, até outubro de 2020.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas