Estado brasileiro registra recorde de 123% na contratação de enfermeiros

Estado brasileiro registra recorde de 123% na contratação de enfermeiros

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem impulsionado o mercado de enfermagem em todo o Brasil e no mundo. Um exemplo disso aconteceu no Rio Grande do Sul, em que o número de contratações de enfermeiros foi 123,2% maior, nos primeiros seis meses de 2020, do que o mesmo período do ano passado.

O levantamento, que utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que, no total, 3.078 profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos) foram contratados entre janeiro e junho de 2020. Simultaneamente, ocorreram 1.803 demissões. Com isso, os números revelam que houve um saldo de 1.169 empregos criados naquele Estado.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já em comparação ao mesmo período de 2019, houve 1.379 contratações de enfermeiros, sendo que 1.229 foram demitidos, resultando em um saldo de 150 postos de trabalho criados.

"Esse aumento significativo ocorre pela necessidade de qualificar o atendimento à população e de atender à demanda gerada pela pandemia", explicou o enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, em matéria publicada no Jornal do Commercio.

Outros dados

Souza também lembra que houve um número significativo de enfermeiros que foram afastados de seus respectivos postos de trabalho em decorrência de fazerem parte de grupos de risco ou por suspeita ou contaminação pela doença. "Também é bastante grande o número de funcionários acometidos pela doença, muitos que, inclusive, morreram", pontua.  

Nesse sentido, vale lembrar que dados recentes divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) mostraram que o Brasil foi o país com mais mortes de enfermeiros e outros profissionais de saúde, em decorrência do novo vírus, em junho de 2020.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas