Nova máscara protege o rosto e purifica o ar

Nova máscara protege o rosto e purifica o ar

A empresa sul-coreana de eletrônicos LG criou um purificador de ar portátil que se usa no rosto como uma máscara recarregável. Produto utiliza ventiladores e filtros para melhorar a qualidade do ar respirado pelo usuário. Empresa não confirma se o produto evita a contaminação pelo novo coronavírus.

Apesar disso, está evidente que a pandemia da Covid-19 estimulou a multinacional apostar na criação de uma máscara com tecnologia embarcada. Batizada de PuriCare Wearable Air Purifier, ela seria uma extensão dos purificadores de ar da companhia em forma de máscara, informou a Casa Vogue.

O produto utiliza dois ventiladores alimentados por bateria, um de cada lado, para garantir a circulação de ar limpo e conta também com filtros HEPA (sigla em inglês para alta eficiência na separação de partículas), capazes de filtrar 99,95% das partículas transportadas pelo ar com tamanho de até 0,1 mícron.

De acordo com a empresa, a ideia é que os purificadores permitam que as pessoas possam respirar com qualidade por horas. Por isso, o acessório conta com bateria de 820 mAh de capacidade, com promessa de duração entre duas e oito horas de uso. Além disso, o estojo de armazenamento possui luz LED ultravioleta que esteriliza a superfície da máscara enquanto ela é recarregada, informou o site TechTudo.

O dispositivo tem sensores para detectar quando a pessoa está inspirando ou expirando e ajusta a velocidade dos ventiladores de acordo com isso. A LG não revelou, contudo, se o produto previne a contaminação pela Covid-19, mas afirma que o dispositivo foi desenvolvido para substituir as máscaras caseiras.

Segundo o portal The Verge, questionada diretamente, a LG se recusou a comentar se o produto evitaria a transmissão do novo coronavírus e disse que estava esperando até que a certificação e os testes fossem concluídos para fornecer todos os detalhes. A empresa disse que desenvolveu o item para resolver o dilema entre a “qualidade inconsistente das máscaras caseiras e a pouca disponibilidade de máscaras descartáveis”. Assim, o purificador seria indicado para substituir as máscaras caseiras, sobretudo as dos funcionários hospitalares.

Porém, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos não recomenda o uso de máscaras com “válvulas ou aberturas unidirecionais” porque, segundo a instituição, esse tipo de máscara não filtra completamente as gotículas expelidas na fala ou na expiração e, portanto, não impede que uma pessoa usando o item transmita a Covid-19 a outros indivíduos.

A LG informou que todos os componentes do PuriCare Wearable Air Purifier são substituíveis e recicláveis. Ele vem com um estojo para recarga e armazenamento quando não estiver em uso, que é equipado com luz UV para matar germes. O estojo também consegue identificar quando os filtros HEPA precisam ser trocados, e avisa o usuário por meio de aplicativo de celular.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo apurou a Casa Vogue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que, no caso do coronavírus, “só foram encontradas evidências de eficácia do uso de tecnologias baseadas em UV para desinfecção em condições conformacionais muito específicas e controladas”.

A LG esclareceu que fará o lançamento virtual do produto junto com suas novas criações em setembro e a PuriCare Wearable Air Purifier deve estar disponível até o final do ano em mercados selecionados. Ainda não há informações a respeito da lista de países que receberão o produto.

Segundo o TechTudo, o projeto sul-coreano é semelhante ao modelo N95 da Xiaomi. O dispositivo da empresa chinesa também funciona como uma máscara que contém filtros e ventiladores que ajudam na purificação do ar. Além disso, também apresenta raios ultravioletas para desinfectar a superfície da máscara. Ele possui sensores que conseguem identificar a qualidade do ar e informa os níveis em tempo real por meio de conexão com o smartphone.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias da enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas