Enfermeira de 94 anos que atuou na 2ª guerra mundial vence covid-19

Enfermeira de 94 anos que atuou na 2ª guerra mundial vence covid-19

Na quarta-feira (08/04), houve muita emoção no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o hospital do Fundão, no Rio de Janeiro. Isso porque a enfermeira, Giuseppina Nerozzi de Souza, de 94 anos, recebeu alta após vencer o novo coronavírus (Covid-19). No momento em que estava sendo conduzida para sua residência, a idosa foi aplaudia por seus colegas, profissionais de saúde.

Quando exercia sua profissão, Giuseppina foi enfermeira durante a 2ª Guerra Mundial, por esse motivo, a vitória da idosa contra o vírus emocionou ainda mais a equipe médica e de enfermagem da unidade de saúde. Além disso, a notícia de que uma senhora de 94 anos derrotou a doença deu ainda mais esperança a outros pacientes que estão internados no hospital.

Giusepinna já está em território nacional há muitos anos. A enfermeira veio para o País após conhecer o brasileiro, José Elivário de Souza, que prestou serviços na Cruz Vermelha. Dois anos depois de sua chegada ao Brasil, eles se casaram.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com o G1, Giuseppina estava há dez dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Segundo o diretor-geral do HUCFF, Marcos Freire, apesar da boa notícia, muitos outros idosos estão chegando à unidade de saúde. No entanto, ver uma paciente de 94 anos se recuperar dá ânimo à equipe.

“Os casos já começaram a chegar. A dedicação de todo o grupo - assistencial e administrativo - tem sido fundamental para a gente conseguir cumprir nosso compromisso com a saúde. Ver a paciente sair daqui sob aplausos nos encoraja a enfrentar o que ainda está por vir”, disse ele, em entrevista publicada no portal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

De acordo com Freire, a equipe que atua na linha de frente no combate à pandemia segue se aperfeiçoando para atender aos pacientes: “Estamos preparando o HUCFF para receber os pacientes graves de Covid-19. Somos referência para atendimento de média e alta complexidades. Então, pela capacitação do nosso corpo clínico, espera-se receber muitos pacientes graves durante essa crise”, explicou.

Vale ressaltar que, na Itália, terra Natal de Giuseppina, coincidentemente, a quarta-feira (08/04) também foi um dia de alento para aquele país, já que a região chegou a ser o epicentro da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

No mesmo dia em que a idosa recebeu alta, a Defesa Civil italiana divulgou queda nas internações hospitalares. Na data, 3.693 pessoas estavam nas unidades de saúde, 99 a menos que o número apresentado na terça-feira (07/04).

Veja o vídeo da enfermeira sendo aplaudida ao receber alta:

Casos em Goiás

 

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Carreira Enfermagem, Enfermeira

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

Telefones:

    • 0800 003 7744

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas