Coronavírus: governo abrirá 1,4 mil vagas para enfermeiros

Coronavírus: governo abrirá 1,4 mil vagas para enfermeiros

Com a necessidade de ampliação da infraestrutura para atender ao esperado aumento da demanda por conta da pandemia do novo coronavírus, vários entes da federação têm contratado profissionais de saúde. O presidente Jair Bolsonaro (foto) anunciou que o Governo vai contratar 6 mil profissionais, dos quais, 1,4 mil enfermeiros e 3 mil técnicos em enfermagem, para Hospitais Universitários do País, visando ao combate à Covid-19.

“Os hospitais universitários vão receber mais 6 mil profissionais de saúde, por concursos públicos e por contratação temporária. Com isso, avançamos nas realizações diárias, ampliamos o quadro e nos preparamos para preservar quem é do grupo de risco”, postou o presidente em sua página no Facebook.

Em nota, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os Hospitais Universitários em todo o País, confirmou a autorização do Ministério da Economia. De acordo com a instituição, as 6 mil contratações serão para 40 hospitais. As regiões ainda não foram reveladas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O procedimento para a iniciativa acontecerá por meio de edital de chamamento público, com previsão de publicação até a próxima sexta (3), contendo as informações pertinentes ao processo seletivo como pré-requisitos, remuneração, tempo de contratação e outras informações.

“Estamos em um momento no qual temos que nos dedicar ainda mais à nossa missão de cuidar. Somos a linha de frente no combate a uma pandemia e a população brasileira depende de todos nós que atuamos na área da saúde. A Rede Ebserh está fazendo a sua parte e o reforço de nosso contingente vai ao encontro das necessidades desse período tão delicado”, declarou à Folha Dirigida o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.

São Paulo também contrata

A prefeitura paulistana abriu 720 vagas de enfermagem para hospital de campanha no Anhembi, enquanto governo do Estado do Rio de Janeiro contrata 618 enfermeiros e outros profissionais de saúde para atuar em diversas unidades. Em ambos os casos, ação é para enfrentar a crise do novo coronavírus.

Em São Paulo, são 504 vagas para técnico de enfermagem e 216 para enfermeiro hospitalar, conforme divulgou o G1. Além da formação completa em níveis técnico e superior em enfermagem, será exigida, pelo menos, seis meses de experiência na área hospitalar. Os profissionais selecionados deverão trabalhar por 90 dias.

Também no Anhembi, outras 260 vagas foram abertas para farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de farmácia, técnicos em gasoterapia, assistentes sociais, auxiliares de rouparia, escriturários, oficiais de manutenção e recepcionistas.

Por fim, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) informou que vai contratar 1.200 profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínica médica para trabalhar no hospital de campanha do Anhembi.

Hospital do Anhembi

Em São Paulo, o Anhembi, maior centro de exposições do Brasil, está sendo convertido em um grande hospital de campanha da prefeitura paulistana. No total, serão 1.800 leitos de baixa e média complexidades, para pacientes com a Covid-19 encaminhados por prontos socorros e unidades básicas de saúde (UBSs) da capital.

Também em São Paulo outra estrutura está sendo montada. Dessa vez, um hospital de campanha no estádio do Pacaembu. Segundo o G1, as obras no local estão avançadas e já tem divisórias para 200 leitos. A prefeitura não precisou a data da conclusão do hospital, mas deu prazo de no máximo 10 dias para a entrega do espaço. A unidade atenderá pacientes de baixa complexidade e contratará 599 enfermeiros.

O Hospital Albert Einstein também está reforçando o número de funcionários e dobra o número de leitos na UTI. Alguns pacientes vão ser atendidos em um hospital de campanha que está sendo erguido no estacionamento da sua sede.

Contratados no Rio começam a atuar no sábado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) contratou 618 profissionais que começam a atuar a partir do próximo sábado (4) na sua rede, com a finalidade de conter a disseminação do novo coronavírus no Estado.

Entre os profissionais aprovados no último concurso da Fundação Saúde estão: enfermeiro; técnico de enfermagem; médico; assistente social; biólogo; engenheiro de segurança do trabalho; físico nuclear; odontólogo; farmacêutico; fonoaudiólogo; nutricionista; psicólogo; técnico em farmácia; técnico de laboratório e técnico em saúde bucal.

Para o secretário de Saúde, Edmar Santos, a agilidade na contratação de novos profissionais é fundamental para preencher a necessidade de maior número de atendimentos aos pacientes da Covid-19. “Estamos passando por um momento de exceção. Nenhum sistema de saúde no mundo está preparado para o aumento expressivo da demanda por atendimento de emergência. Por esse motivo, estamos trabalhando para ampliar o quadro de profissionais atuantes o mais breve possível”, disse o secretário para a Agência Brasil.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

Telefones:

    • 0800 003 7744

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas